Abstrato
As úlceras crônicas de membros inferiores são comuns e recorrentes, principalmente na população idosa, são lesões incapacitantes que geram um grande ônus socioeconômico. Esse cenário estimula o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas de baixo custo.
O presente estudo tem como objetivo descrever a utilização da celulose bacteriana no tratamento de úlceras de membros inferiores. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados PubMed e Science Direct por meio da associação dos descritores, tendo como critério de inclusão estudos clínicos nos últimos 5 anos, disponíveis na íntegra nos idiomas inglês, português e espanhol.
Cinco ensaios clínicos foram analisados e os principais efeitos terapêuticos obtidos nos grupos experimentais que usaram curativos de celulose bacteriana foram a redução da área das feridas, um dos estudos mostrou uma redução de 44. 18cm2 na área da ferida, as lesões iniciais mediam em média 89,46cm2 e ao final do acompanhamento tinham em média 45,28cm2, pois a redução da dor e a diminuição do número de trocas foram vantagens descritas em todos os grupos que utilizaram a BS.
Conclui-se que os curativos de CB são uma alternativa para o tratamento de úlceras de membros inferiores, sua utilização também reduz custos operacionais relacionados ao tratamento de úlceras.