top of page

Bloqueio neuromuscular e manejo das vias aéreas durante a intubação endotraqueal em UTIs brasileiras


Anestesiologista realizando intubação traqueal na sala de operação

Abstrato

Objetivo: Descrever o uso do bloqueio neuromuscular e outras práticas entre médicos brasileiros em unidades de terapia intensiva adulto.

Métodos: Uma pesquisa nacional online foi projetada e aplicada a intensivistas brasileiros. As perguntas foram selecionadas pelo método Delphi e avaliaram dados demográficos dos médicos, características da unidade de terapia intensiva, práticas relacionadas ao manejo das vias aéreas, uso de bloqueio neuromuscular e sedação durante a intubação endotraqueal na unidade de terapia intensiva. Como desfecho secundário, aplicamos uma análise multivariada para avaliar os fatores associados ao uso do bloqueio neuromuscular.

Resultados: Quinhentos e sessenta e cinco intensivistas de todas as regiões brasileiras responderam ao questionário. A maioria dos entrevistados era do sexo masculino (65%), com média de idade de 38 anos (8,4 anos, e 58,5% tinham certificação em cuidados intensivos. Apenas 40,7% dos intensivistas relataram o uso de bloqueio neuromuscular durante todo ou em mais de 75% das intubações endotraqueais. Na análise multivariada, o número de intubações realizadas mensalmente e a especialização do médico em anestesiologia estiveram diretamente associados ao uso frequente de bloqueio neuromuscular. Etomidato e cetamina foram mais comumente usados ​​na situação clínica de hipotensão e choque, enquanto o propofol e midazolam foram mais comumente prescritos na situação de estabilidade clínica.

Conclusão: O uso relatado de bloqueio neuromuscular foi baixo entre os intensivistas, e os sedativos foram escolhidos de acordo com a estabilidade hemodinâmica do paciente. Esses resultados podem auxiliar no desenho de estudos futuros sobre o manejo das vias aéreas no Brasil.


21 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page