
Objetivos: Avaliar a eficácia do módulo Escolas Climáticas: Ecstasy e Medicamentos Emergentes ao longo de 2 anos e examinar o impacto da dose de intervenção nos resultados.
Desenho: Ensaio controlado randomizado de cluster.
Ambiente: escolas secundárias na Austrália. Participantes: 1126 alunos (14,9 anos) de 11 escolas.
Intervenção: Cinco escolas foram alocadas aleatoriamente nas Escolas Climáticas de quatro aulas baseadas na Internet : módulo Ecstasy e Medicamentos Emergentes . Esta intervenção universal usa histórias de desenhos animados para fornecer informações de minimização de danos sobre ecstasy e novas substâncias psicoativas (NPS). Foi entregue durante as aulas de educação para a saúde ao longo de 4 semanas. Seis escolas foram randomizadas para o grupo de controle (educação em saúde como de costume). Os participantes não foram cegados para a alocação de intervenção.
Medidas de resultados: Os alunos completaram pesquisas de autorrelato na linha de base, pós-teste, 6, 12 e 24 meses após a linha de base. Foram avaliadas as intenções de usar ecstasy e NPS (incluindo cannabis sintética e estimulantes sintéticos), o conhecimento sobre ecstasy e NPS e o uso ao longo da vida de ecstasy e NPS. Este artigo relata os resultados 24 meses após o início do estudo.
Análise: As regressões de efeitos mistos foram conduzidas para analisar os efeitos da intervenção desde o início até 24 meses. Análises post hoc usando Probabilidade Inversa de Ponderação de Tratamento compararam controles com alunos que: i) completaram todas as quatro aulas ('dose completa') e ii) completaram parcialmente a intervenção (≤ três aulas, 'dose incompleta').
Resultados: As análises primárias descobriram que os controles eram significativamente mais propensos a usar cannabis sintética em comparação com os alunos do grupo de intervenção (OR = 3,56, p = 0,01). Os resultados das análises ponderadas indicaram que os controles relataram conhecimento significativamente menor sobre ecstasy (p = 0,001) e NPS (p = 0,04) em comparação com o grupo de dose completa. Nenhuma diferença significativa foi observada entre a dose incompleta e os grupos de controle.
Conclusões: A intervenção online foi eficaz na modificação das intenções dos alunos de usar cannabis sintética até 24 meses; no entanto, este estudo destaca a importância de oferecer programas de prevenção completos para maximizar os resultados dos alunos.
Champion KE, Newton NC, Stapinski L, Teesson M. Cluster randomised controlled trial of an online intervention to prevent ecstasy and new psychoactive substance use among adolescents: final results and implications for implementation. BMJ Open. 2018 Nov 25;8(11):e020433. doi: 10.1136/bmjopen-2017-020433. PMID: 30478103; PMCID: PMC6254404.