top of page

Efeito da dieta mediterrânea e da formulação antioxidante na doença hepática gordurosa não alcoólica



A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é a doença hepática mais comum em todo o mundo, caracterizada pelo acúmulo de ácidos graxos hepáticos e fibrose, não devido ao consumo excessivo de álcool. Notavelmente, há relatos de que os hábitos nutricionais estão implicados no início e na gravidade do dano hepático, enquanto a dieta mediterrânea tem mostrado efeitos benéficos na NAFLD. Foi sugerido que os radicais livres e o estresse oxidativo estão envolvidos na patogênese e progressão da NAFLD, e vários dados destacaram a eficácia da suplementação antioxidante em seu tratamento.


O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos da dieta mediterrânea, com ou sem suplemento de complexo antioxidante, em pacientes com sobrepeso que sofrem de DHGNA. Neste estudo prospectivo, cinquenta pacientes caucasianos com sobrepeso foram randomizados em três grupos (Grupos A – C). Uma dieta mediterrânea moderadamente hipocalórica personalizada foi prescrita a todos os pacientes incluídos nos grupos A e B. Além da dieta, o Grupo B recebeu suplementação antioxidante diariamente e pelo período de seis meses. O grupo C não teve nenhum tipo de tratamento. O estudo comprovou que a dieta mediterrânea isolada ou associada ao complexo antioxidante melhorou os parâmetros antropométricos, o perfil lipídico e reduziu o acúmulo de gordura hepática e a rigidez hepática.


No entanto, os pacientes do Grupo B, nos quais a dieta foi associada à ingestão de antioxidantes, apresentaram não apenas uma melhora significativa na sensibilidade à insulina, mas também uma redução mais consistente dos parâmetros antropométricos quando comparados aos pacientes do Grupo A. Tomados em conjunto, esses resultados apóiam o benefício da suplementação com antioxidantes em pacientes com sobrepeso com NAFLD.


Abenavoli L, Greco M, Milic N, Accattato F, Foti D, Gulletta E, Luzza F. Effect of Mediterranean Diet and Antioxidant Formulation in Non-Alcoholic Fatty Liver Disease: A Randomized Study. Nutrients. 2017 Aug 12;9(8):870. doi: 10.3390/nu9080870. PMID: 28805669; PMCID: PMC5579663.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page