A farmacocinética da penicilina G benzatina (1.200.000 UI administrada por via intramuscular), penicilina V (250 mg administrada por via oral duas vezes ao dia), estearato de eritromicina (250 mg administrada por via oral duas vezes ao dia) e roxitromicina (150 mg administrada por via oral uma vez ao dia) foram investigadas.
Os medicamentos foram administrados profilaticamente para prevenir a recorrência da febre reumática em 20 pacientes atendidos em uma clínica de febre reumática em um estudo de desenho cruzado. As concentrações séricas de antibióticos foram determinadas por ensaio microbiológico em intervalos de até 28 dias após a injeção intramuscular e imediatamente antes e 1-2 h após a quinta dose oral. As concentrações de penicilina G em todas as amostras de soro obtidas no dia 28 após a administração parenteral de penicilina G benzatina foram maiores que 0,01 mg / dl. A maioria dos pacientes não tinha penicilina V ou eritromicina detectáveis nas amostras de sangue colhidas imediatamente antes da quinta dose.
A concentração de roxitromicina 24 horas após a dose foi superior a 1,2 mg / dl em todos os pacientes. Com base nos perfis farmacocinéticos, sugere-se que 1.200.000 UI de penicilina G benzatina administrada a cada 4 semanas é um regime apropriado para prevenir a recorrência da febre reumática em adultos tailandeses. A roxitromicina teve uma farmacocinética muito melhor do que a penicilina V e o estearato de eritromicina e é provavelmente o melhor regime alternativo à penicilina G. intramuscular. 000 UI de penicilina G benzatina administrada a cada 4 semanas é um regime apropriado para prevenir a recorrência da febre reumática em adultos tailandeses.
A roxitromicina teve uma farmacocinética muito melhor do que a penicilina V e o estearato de eritromicina e é provavelmente o melhor regime alternativo à penicilina G. intramuscular. 000 UI de penicilina G benzatina administrada a cada 4 semanas é um regime apropriado para prevenir a recorrência da febre reumática em adultos tailandeses. A roxitromicina teve uma farmacocinética muito melhor do que a penicilina V e o estearato de eritromicina e é provavelmente o melhor regime alternativo à penicilina G. intramuscular.
Thamlikitkul V, Kobwanthanakun S, Pruksachatvuthi S, Lertluknithi R. Pharmacokinetics of rheumatic fever prophylaxis regimens. J Int Med Res. 1992 Feb;20(1):20-6. doi: 10.1177/030006059202000103. PMID: 1568517.