Aumento das probabilidades de subfertilidade observadas em associação com baixo peso, sobrepeso, obesidade em mulheres e obesidade em homens
Para mulheres e homens, o índice de massa corporal (IMC) fora da faixa normal está associado ao aumento do tempo até a gravidez e às chances de aborto espontâneo, de acordo com um estudo publicado on-line em 19 de setembro no JAMA Network Open .
Aline J. Boxem, MD, do Erasmus University Medical Center em Roterdã, Holanda, e colegas conduziram um estudo de coorte prospectivo de base populacional para examinar as associações do IMC pré-concepcional em ambos os parceiros com o tempo até a gravidez e as chances de aborto espontâneo. Os dados foram incluídos para 3.604 mulheres e seus parceiros que foram acompanhados durante o período pré-concepcional até o nascimento.
As análises de tempo até a gravidez incluíram 3.033 episódios entre mulheres e 2.288 episódios entre homens, e as análises de aborto espontâneo incluíram 2.770 episódios de gravidez entre mulheres e 2.189 entre homens.
Os pesquisadores observaram uma associação para maior IMC em mulheres e homens com menor fecundabilidade (razão de fecundabilidade [FR], 0,98 e 0,99 em mulheres e homens, respectivamente, por aumento de unidade no IMC). Menor fecundabilidade foi observada para mulheres com sobrepeso e obesidade versus aquelas com peso normal (FR, 0,88 e 0,72, respectivamente). Maiores chances de subfertilidade foram observadas em associação com baixo peso, sobrepeso e obesidade em comparação com peso normal em mulheres (razões de chances, 1,88, 1,35 e 1,67, respectivamente).
A obesidade foi associada a maiores chances de subfertilidade em homens (razão de chances, 1,69). Sobrepeso e obesidade foram associados a maiores chances de aborto espontâneo em comparação ao peso normal em mulheres (razão de chances, 1,49 e 1,44, respectivamente).
"Otimizar o IMC desde o período pré-concepcional em mulheres e homens pode ser uma estratégia importante para melhorar a fertilidade e os resultados da gravidez", escrevem os autores.