top of page

Jornada de Alergia e Imunologia reúne médicos de todo país


mulher com estetoscópio no pescoço segura uma placca com o inscrito alergia e imunologia em inglês

A Faculdade Suprema sedia nos dias 28 e 29 de abril a IV Jornada de Alergia e Imunologia. O evento também marcará o I Encontro de ex-Alunos do curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia Clínica.

O evento é organizado pela Pós-Graduação, por meio do Coordenador do curso e Supervisor do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), Fernando Aarestrup, e contará com a presença de mais de 150 médicos de todo o Brasil.

A programação conta com palestras relacionadas a Dermatite Atópica, Asma, alergia Alimentar e Tratamentos de Doenças Alérgicas, com profissionais renomados nesta área no país

As inscrições poderão ser feitas por meio do site posgraduacao.suprema.edu.br ou na entrada do evento.

I Encontro de ex-Alunos do curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia Clínica

Os dois dias de evento serão ainda oportunidade de reencontro dos egressos do curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia da Suprema.


A especialização completa 10 anos de existência, sendo referência no ensino da especialidade no país. O curso conta com o Ambulatório no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, que permite amplo treinamento prático no atendimento a pacientes do SUS.

HMTJ abre a primeira residência médica em Alergia e Imunologia Clínica de Minas Gerais

Vale destacar que o hospital de ensino conveniado da Suprema, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) ganhará, a partir de 2024, o primeiro programa de residência médica em Alergia e Imunologia Clínica de Minas Gerais, com bolsa aprovada pelo Ministério da Saúde.

“Esta é uma grande conquista do Serviço de Alergia e Imunologia Clínica do hospital, que já é referência para o tratamento de doenças alérgicas e imunológicas em Juiz de Fora há dez anos”, destaca Fernando Aarestrup, especialista na área e supervisor do programa no HMTJ.

O hospital atende pacientes do interior de Minas e de estados vizinhos que chegam em busca de um atendimento especializado pelo SUS. A aprovação da residência médica pelo CNRM - Conselho Nacional de Residência Médica - visa formar médicos especialistas para atender crianças e adultos com doenças alérgicas e imunológicas. Atualmente, em todo o Brasil, há apenas cerca de 1.500 especialistas em Alergia e Imunologia.

Atualmente, o ambulatório de alergias respiratórias é referência para o tratamento de casos de asma grave na Zona da Mata Mineira e mundial para o tratamento de urticárias. Os ambulatórios também atendem doenças como dermatite atópica, imunodeficiências primárias e dermatite de contato alérgica.


9 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page