Abstrato
A síndrome da fibromialgia (SFM) é uma condição comum de dor primária generalizada, com prevalência mundial de 2% a 4%. Pesquisas recentes revelaram evidências importantes de alterações nas funções do sistema nervoso central e periférico e na atividade imunológica.
O diagnóstico de síndrome da fibromialgi (SFM) pode ser desafiador, sem investigações laboratoriais clínicas conhecidas para confirmar ou refutar sua presença. Os sintomas são geralmente múltiplos, flutuantes e podem não se alinhar facilmente com as categorias de diagnóstico médico estabelecidas.
Pode ser difícil para os pacientes articularem sua gama de sintomas e, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, entenderem totalmente as complexidades da condição. Como tal, os pacientes podem ser diagnosticados de forma imprecisa com condições alternativas, atrasando o diagnóstico em anos da fibromialgia.
A recente publicação da orientação do Royal College of Physicians visa apoiar os médicos no diagnóstico da fibromialgia (SFM). Seu objetivo é fornecer informações sucintas e relevantes para pacientes e médicos sobre a SFM e seu diagnóstico.
Palavras-chave: FMS; dor crônica; diretrizes clínicas; síndrome de fibromialgia; dor nociplásica.