top of page

Os médicos e a inteligência artificial (IA) - Brasil 2024. Confira pesquisa

Os médicos e a inteligência arificial

As aplicações da inteligência artificial (IA) na Medicina estão evoluindo rápido. Saber como essas ferramentas estão sendo impltandas e conhecer o impacto desses recursos em diversas áreas, assim como as consequencias e os desafios do uso da IA, é algo que interessa a todo.


O portal Medicina Atual reproduz aqui pesquisa realizada pelo Medscape, no início de 2024. O Medscape entrevistou 1.279 médicos e médicas em atividade no Brasil para saber o que pensam e sentem sobre a integração da IA à prática clínica. O conjunto dessas respostas contribui para o conhecimento da inserção da IA no ambiente de trabalho médico e auxilia na implementação dessa tecnologia inovadora.


Conheça os principais resultados do levantamento Os médicos e a inteligência artificial - Brasil (2024) nos quadro a seguir.



conhecimento da ia em gráfico na área médica

A maioria conhece pouco, mas valoriza o apredizado sobre o tema. Metade dos entrevistados com menos de 45 anos admite saber muito pouco sobre o assunto; entre os participantes acima dessa faixa etária, 55% fizeram a mesma afirmação. No grupo dos profissionais que atuam em consultório, 54% disseram ter um nível baixo de conhecimento do tema, enquanto 52% dos que trabalham em hospital deram a mesma resposta. entre os homens, 9% disseram ter um nível de conhecimento alto versus 4% das mulheres. A proporção de clínicos gerais que declaram alto conhecimento sobre o assunto foi maior que a de especialistas: 10% vs. 7%, respectivamente.


A IA já está sendo mais aceita e utilizada em funções administrativas e  de processamento de informações na área da saúde
A IA já está sendo mais aceita e utilizada em funções administrativas e  de processamento de informações na área da saúde

A Inteligência Artificial (IA) já está sendo mais aceita e utilizada em funções administrativas e de processamento de informações na área da saúde, como a pesquisa de quadros clínicos (20%) e o agendamento de pacientes (11%). Essas áreas se beneficiam da capacidade da IA de analisar grandes volumes de dados e automatizar processos, aumentando a eficiência e a precisão nas operações. Além disso, a organização das escalas de equipe (8%) e o preenchimento de prontuários eletrônicos (8%) mostram uma adoção considerável, revelando que há confiança na IA para melhorar a gestão na saúde.


É possível observar uma importante resistência ao uso da IA em tarefas que envolvem interação direta com pacientes, como o suporte ao tratamento (4%) e a predição do prognóstico (5%). Mesmo assim, o uso da ferramenta na elaboração de anotações clínicas (2%) mostra que há um discreto movimento em direção à automação de tarefas de documentação médica.


Uso futuro da IA na rotina médica
processos administrativos médicos com a IA
comunicação com o paciente com a IA

A maioria dos entrevistados está disposta a considerar futuramente o uso de IA em tarefas administrativas (75%), agendamento de pacientes (73%), e elaboração de escalas de equipe (72%). Esses números são elevados em comparação com a aceitação do uso da IA para suporte ao tratamento de pacientes, onde 44% considerariam o uso da ferramenta

vs. 52% que não o fariam,


De novo, a resistência é mais evidente em áreas que exigem contato direto com o paciente. O uso da tecnologia na predição do prognóstico, que tem impacto significativo no tratamento, ainda encontra 32% de rejeição entre os entrevistados. A aplicação da IA no suporte ao tratamento direto com pacientes tem uma rejeição de 52%, e a comunicação com pacientes também revela polarização de opiniões, com 46% de recusa da ferramenta.


Esses dados indicam uma hesitação considerável em confiar na IA para tarefas que envolvem decisões clínicas diretas ou interações humanas essenciais.


Impacto da IA na rotina de consultorios e hospitais
diagnóstico com a IA

A maioria dos participantes tem uma percepção positiva sobre o impacto da IA na administração e na manutenção de prontuários, por exemplo, o que reflete a confiança na capacidade da tecnologia para organizar e gerir dados de pacientes com eficiência. A sua aplicação na Interpretação de exames de imagem também é vista de forma favorável, com 71% de opiniões positivas, mostrando confiança de que a IA pode auxiliar substancialmente na análise e na precisão diagnóstica destas avaliações.


Além disso, 64% dos entrevistados consideram positivamente o gerenciamento de risco de erros médicos por meio da 1A — evidenciando a crença de que a tecnologia pode aumentar a segurança e a qualidade do atendimento.


Já a percepção sobre o uso da IA na comunicação com pacientes mostra menos empolgação. Apenas 31% têm uma visão positiva sobre a tecnologia neste contexto, enquanto 37% têm uma percepção negativa, demonstrando uma resistência importante por parte dos respondentes.


No diagnóstico, a IA é bem-aceita por 54%, mas uma parcela de 20%

informou ter uma percepção negativa da IA na realização dessa tarefa.


ampliação de opções de diagnósticos com a IA

A relação entre os 65% que estão entusiasmados ou muito entusiasmados com o futuro da IA no ambiente médico e os 35% que se sentem apreensivos é reveladora. Esta distribuição mostra que, embora haja uma maioria otimista quanto ao potencial da IA para revolucionar a

prática médica, existe uma parcela substancial de profissionais que têm reservas ou preocupações com as implicações do uso dessa tecnologia.


Uma porcentagem levemente maior de médicos jovens (67%) está empolgada com os recursos da IA, em comparação com os mais velhos (65%), cujo grande interesse também surpreende.


No outro extremo da escala, um percentual ligeiramente menor de clínicos gerais mostrou apreensão (34%) em relação à IA, quando comparados aos especialistas (35%), possivelmente refletindo preocupações com a forma como a tecnologia pode alterar as práticas gerais da medicina.


IA na rotina médica
IA e risco de negligencia médica
regulamentação da IA na Medicina pelo Estado

A maioria pensa que o uso da IA precisa da supervisão de agências públicas e/ou associações médicas, refletindo preocupações com segurança, ética e eficácia. Entre os mais jovens (< 45 anos), 80% são favoráveis à supervisão, enquanto no grupo dos mais velhos essa proporção é de 67%. Uma porcentagem maior de mulheres (77%) do que de homens (67%) afirmou apoiar essa ideia. A concordância entre os que trabalham em hospitais (79%) foi maior em comparação com os respondentes que atuam em consultórios (65%).


Há, igualmente, um forte consenso defendendo a necessidade de uma legislação para uso de IA na medicina (84%), embora 8% tenham dito que não são favoráveis à regulamentação e outros 8%, que estão indecisos. Entre os mais jovens (< 45 anos), 89% apoiam a criação de um marco legal na área, em comparação com 82% dos respondentes mais velhos (> 45). No grupo das mulheres, o apoio à legislação foi maior (90%) que no grupo dos homens (81%).


cobrança de honorários pela IA

A oposição à cobrança de honorários médicos por atendimentos gerados por IA é relativamente baixa (15%), ligeiramente menor entre médicos com menos de 45 anos (11%) e entre os que trabalham em hospitais (12%). Ainda assim, a porcentagem de respondentes que se mostrou indecisa quanto à cobrança sugere que uma parcela importante ainda espera para observar o desempenho da IA nesse tipo de atividade.


IA pode substituir julgamento clinico e expertise
regulação da IA na Medicina

A maioria está insegura (44%) em relação à capacidade do Estado e/ou de sociedades médicas conseguirem assegurar a confidencialidade dos dados dos pacientes no uso da IA, e boa parte (32%) não acredita que isso será possível. A incerteza é mais pronunciada entre mulheres (50%) do que entre homens (42%) e maior entre os generalistas (52%) do que

no grupo dos especialistas (43%). Entre os homens, a proporção dos que confiam no sucesso desse controle é de 26%, enquanto 19% das mulheres têm a mesma opinião,


IA e tempo de atendimento

Os médicos participantes da pesquisa foram questionados sobre o grupo de pacientes que já indagaram sobre o uso da IA no hospital ou no consultório. A maioria (75%) respondeu que a opinião destes pacientes sobre o uso da IA na medicina é favorável, enquanto 6%

relataram perceber uma opinião desfavorável, e 19% observaram indiferença.


Há também uma grande expectativa de que a IA possa aliviar a carga de tarefas administrativas e otimizar o gerenciamento de prontuários, atividades que têm peso relevante na rotina médica. Ao todo, 66% dos participantes acreditam que isso os permitirá dedicar mais tempo ao cuidado e à interação com os pacientes, enquanto 13% discordam e 21% ainda não sabem.


erros de autodiagnósticos

A percepção de 83% dos entrevistados sobre a probabilidade de haver equívocos nas informações fornecidas por IA aos pacientes exprime a inquietação dos participantes sobre a acurácia dos dados produzidos pela IA generativa. A possibilidade de os pacientes levarem mais a sério as respostas da IA do que a experiência dos médicos também incomoda a maioria dos participantes (45% estão muito preocupados e 35%, um pouco preocupados), com destaque para os grupos de respondentes mais velhos e do sexo feminino.


resumo de pesquisas científicas feitos por IA

No grupo de médicos com menos de 45 anos, há mais entusiasmo com a ideia (19%) do que entre aqueles com 45 anos ou mais (10%). Quase metade dos clínicos gerais (47%) e especialistas (48%) se disseram favoráveis a essa aplicação da tecnologia, mas apenas se houver revisão posterior por um editor humano. Com relação à necessidade de revisão, as proporções de cada resposta foram semelhantes nos grupos de médicos que atuam em consultórios e em hospitais.


Esses dados revelam uma aceitação cautelosa da IA, refletindo a preocupação com a precisão e a qualidade das informações resumidas pela tecnologia.


especialidades que mais se beneficiam da IA
perfil dos médicos participantes
local de trabalho e faixa etária dos médicos entrevistados
amostragem médica
pesquisa Medscape
5 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page