Objetivo Este estudo foi realizado para investigar o papel dos probióticos (Clostridium butyricum combinado com Bifidobacterium infantis) no tratamento da encefalopatia hepática mínima (EMH) em pacientes com cirrose hepática induzida pelo vírus da hepatite B (VHB).
Métodos Sessenta e sete pacientes consecutivos com cirrose induzida por HBV sem encefalopatia hepática declarada foram examinados usando o teste de conexão de número e o teste de símbolo de dígitos. Os pacientes foram randomizados para receber probióticos (n = 30) ou nenhum probiótico (n = 37) por 3 meses. No final do ensaio, as alterações na cognição, microbiota intestinal, amônia venosa e barreiras da mucosa intestinal foram analisadas usando técnicas de biologia de sistemas recomendadas. Resultados A cognição dos pacientes melhorou significativamente após o tratamento com probióticos.
As bactérias predominantes (Clostridium cluster I e Bifidobacterium) foram significativamente enriquecidas no grupo tratado com probióticos, enquanto Enterococcus e Enterobacteriaceae foram significativamente reduzidos. O tratamento com probióticos também foi associado a uma redução óbvia da amônia venosa. Além disso, os parâmetros da barreira da mucosa intestinal obviamente melhoraram após o tratamento probiótico, o que pode ter contribuído para a melhora da cognição e diminuição dos níveis de amônia. Conclusão O tratamento com probióticos contendo C. butyricum e B. infantis representa uma nova terapia adjuvante para o manejo de EMH em pacientes com cirrose induzida por HBV.
Xia X, Chen J, Xia J, Wang B, Liu H, Yang L, Wang Y, Ling Z. Role of probiotics in the treatment of minimal hepatic encephalopathy in patients with HBV-induced liver cirrhosis. J Int Med Res. 2018 Sep;46(9):3596-3604. doi: 10.1177/0300060518776064. Epub 2018 May 28. PMID: 29806520; PMCID: PMC6135989.