top of page

Qual o efeito do sildenafil na função motora esofágica?




Justificativa e objetivos: O sildenafil bloqueia a fosfodiesterase tipo 5, que degrada o monofosfato 3'5'-cíclico (cGMP) estimulado pelo óxido nítrico (NO), relaxando assim as células do músculo liso em vários órgãos. Usamos o sildenafil como uma ferramenta para investigar o papel da via NO-cGMP no esôfago de voluntários saudáveis ​​e pacientes com distúrbios da motilidade esofágica hipercontrátil.


Métodos: Seis voluntários saudáveis ​​do sexo masculino participaram de um estudo duplo-cego randomizado em dois dias separados antes e uma hora após a ingestão oral de sildenafil 50 mg ou placebo. A manometria esofágica foi realizada para determinar o volume vetorial do esfíncter esofágico inferior (LOS) e as amplitudes de pressão do corpo esofágico. Quatro dos voluntários foram submetidos a manometria esofágica ambulatorial de 12 horas em dois dias separados, uma vez com sildenafil 50 mg e uma vez com placebo. Um índice de atividade para deglutição espontânea foi calculado para cada hora do estudo. Onze pacientes com distúrbios da motilidade esofágica hipercontrátil participaram de um estudo aberto sobre o efeito de 50 mg de sildenafil nas características manométricas de seu distúrbio e na resposta clínica ao sildenafil tomado conforme necessário.


Resultados: Em indivíduos saudáveis, o sildenafil reduziu significativamente o volume do vetor de pressão LOS e as amplitudes de pressão na metade distal do corpo esofágico. Em três dos quatro indivíduos, o efeito inibitório do sildenafil durou pelo menos oito horas. Em nove de 11 pacientes, foi observada melhora manométrica após o sildenafil, mas apenas quatro tiveram uma melhora nos sintomas esofágicos com o sildenafil tomado conforme necessário. Dois desses quatro pacientes, no entanto, experimentaram efeitos colaterais e não queriam continuar o tratamento.


Conclusões: O sildenafil reduz a pressão LOS e as forças propulsivas no corpo do esôfago de indivíduos saudáveis, bem como em pacientes com esôfago quebra-nozes, LOS hipertensivo e acalasia. O efeito do sildenafil no corpo esofágico pode durar até oito horas em voluntários saudáveis. Um subconjunto de pacientes com LOS hipertensivo ou esôfago quebra-nozes pode se beneficiar do sildenafil, mas os efeitos colaterais são um fator limitante.


Eherer AJ, Schwetz I, Hammer HF, Petnehazy T, Scheidl SJ, Weber K, Krejs GJ. Effect of sildenafil on oesophageal motor function in healthy subjects and patients with oesophageal motor disorders. Gut. 2002 Jun;50(6):758-64. doi: 10.1136/gut.50.6.758. PMID: 12010875; PMCID: PMC1773249.


logo-rodape.png

MedicinAtual é o mais completo portal de conteúdos exclusivos para atualização nas especialidades médicas, artigos e pesquisas científicas, notícias, informações em saúde e Medicina.  O MedicinAtual disponibiliza ferramentas médicas que facilitam a rotina do médico ou do estudante de Medicina. O MedicinAtual reune ainda os portais PneumoAtual, AlergiaAtual e UrologiaAtual.

  • Instagram
  • Facebook

Todos os Direitos Reservados - 2025

NEWSLETTER

Cadastre abaixo e receba  as últimas atualizações de conteúdo do nosso portal médico.

Obrigado (a) por se cadastrar!

bottom of page