top of page

Taxas de síndrome grave de intolerância múltipla a drogas aumentam na fibromialgia

Taxas de síndrome grave de intolerância múltipla a drogas aumentam na fibromialgia

MDIS grave foi associado à polifarmácia em pacientes com fibromialgia e síndrome do intestino irritável


Pacientes com fibromialgia e síndrome do intestino irritável (SII) apresentam taxas aumentadas de síndrome grave de intolerância a múltiplos medicamentos (MDIS), de acordo com um estudo publicado na edição de maio do Journal of Allergy e Imunologia Clínica: Na Prática .


Alicia A. Alvarez, MD, do Sarasota Memorial Hospital, na Flórida, e colegas conduziram uma revisão retrospectiva de prontuários para examinar a prevalência de MDIS em pacientes com diagnóstico de fibromialgia ou SII. Os pacientes que foram atendidos em um grande centro acadêmico foram identificados e comparados com controles atendidos no mesmo período, por data de nascimento e sexo exatos.


Os pesquisadores descobriram que, em comparação com os controles, os pacientes com fibromialgia e SII tinham 12 e três vezes mais probabilidade de ter MDIS grave, respectivamente. Em ambos os grupos, a MDIS grave foi associada à polifarmácia. Em todos os participantes, os opiáceos foram a intolerância medicamentosa mais frequentemente relatada.


Pacientes com SII relataram mais frequentemente sintomas gastrointestinais como reações adversas, enquanto aqueles com fibromialgia não relataram dor ou alterações comportamentais como reações adversas com mais frequência.


“É necessária uma avaliação mais aprofundada para compreender quais pacientes com fibromialgia ou SII correm o risco de desenvolver SIDM e se isso pode ser evitado, possivelmente reduzindo a polifarmácia”, escrevem os autores.



4 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page