top of page

Cálculo biliar e o risco de mortalidade cardíaca em pacientes com síndrome coronariana aguda


cálculo biliar

Abstrato

Antecedentes: A doença do cálculo biliar é um distúrbio gastrointestinal comum, que foi previamente relatado como associado à incidência de doença cardiovascular. Nosso objetivo foi investigar a associação entre litíase biliar e desfechos de longo prazo em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA).

Materiais e métodos: Um total de 13.975 pacientes consecutivos com SCA foram incluídos nesta análise. A doença do cálculo biliar em nosso estudo incluiu cálculos biliares e colecistectomia. O endpoint primário foi a mortalidade cardíaca. O desfecho secundário foi mortalidade por todas as causas. Os riscos relativos foram estimados usando a regressão de riscos proporcionais de Cox.

Resultados: Durante um período médio de acompanhamento de 2,96 anos, 518 (4,2%) pacientes sem cálculos biliares e 62 (3,6%) pacientes com cálculos biliares sofreram morte cardíaca. Após o ajuste multivariável para fatores de risco estabelecidos, os indivíduos com litíase biliar tiveram riscos diminuídos de mortalidade cardíaca e mortalidade por todas as causas [razões de taxa de risco (HR) = 0,72, IC de 95%: 0,55-0,95 e HR = 0,75, IC de 95%: 0,62-0,90, respectivamente]. Em pacientes com colecistectomia realizada, as associações entre cálculos biliares e riscos de mortalidade cardíaca e mortalidade por todas as causas mostraram-se não significativas. Os HRs variaram entre os subgrupos, dependendo da presença de fatores de risco estabelecidos selecionados.

Conclusão: A presença de cálculos biliares foi associada a um risco significativamente menor de mortalidade no seguimento em pacientes com SCA.


Palavras-chave: síndrome coronariana aguda (SCA); mortalidade por todas as causas; mortalidade cardíaca; colecistectomia; doença do cálculo biliar.


12 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page