Sistemas eletrônicos de administração de nicotina para cessação do tabagismo
Abstrato
FUNDO
Sistemas eletrônicos de administração de nicotina – também chamados de cigarros eletrônicos – são usados por alguns fumantes de tabaco para ajudar a parar de fumar. São necessárias evidências sobre a eficácia e segurança desses sistemas.
MÉTODOS
Neste estudo aberto e controlado, designamos aleatoriamente adultos que fumavam pelo menos cinco cigarros de tabaco por dia e que queriam definir uma data para parar de fumar em um grupo de intervenção, que recebeu cigarros eletrônicos e líquidos gratuitos, padrão de uso, aconselhamento para cessação do tabagismo e terapia de reposição de nicotina opcional (não gratuita), ou a um grupo de controle, que recebeu aconselhamento padrão e um voucher, que poderia usar para qualquer finalidade, incluindo terapia de reposição de nicotina.
O desfecho primário foi validado bioquimicamente, abstinência contínua de fumar aos 6 meses. Os desfechos secundários incluíram abstinência de tabaco e de qualquer nicotina relatada pelos participantes (incluindo tabagismo, cigarros eletrônicos e terapia de reposição de nicotina) aos 6 meses, sintomas respiratórios e eventos adversos graves.
RESULTADOS
Um total de 1.246 participantes foram submetidos à randomização; 622 participantes foram designados para o grupo de intervenção e 624 para o grupo de controle. A porcentagem de participantes com abstinência contínua validada do tabagismo foi de 28,9% no grupo de intervenção e 16,3% no grupo de controle (risco relativo, 1,77; intervalo de confiança de 95%, 1,43 a 2,20).
A porcentagem de participantes que se abstiveram de fumar nos 7 dias anteriores à visita de 6 meses foi de 59,6% no grupo intervenção e 38,5% no grupo controle, mas a porcentagem que se abstiveram de qualquer uso de nicotina foi de 20,1% no grupo intervenção e 33,7% no grupo controle. Eventos adversos graves ocorreram em 25 participantes (4,0%) no grupo intervenção e em 31 (5,0%) no grupo controle; eventos adversos ocorreram em 272 participantes (43,7%) e 229 participantes (36,7%), respectivamente.