top of page

Uma visão geral do diagnóstico e tratamento da dermatite seborreica


Detalhe do queixo de homem com dermatite seborreica na região da barba

Abstrato

A dermatite seborreica (DS) é uma doença inflamatória crônica comum da pele que afeta principalmente adultos jovens em áreas ricas em glândulas sebáceas (couro cabeludo, face e tronco). Em adolescentes e adultos, a apresentação clínica da SD pode variar de manchas leves a descamação difusa do couro cabeludo.


Em bebês, ocorre principalmente no couro cabeludo como manchas escamosas amareladas ("tampa do berço"). Em adultos, vários gatilhos ambientais são susceptíveis de promover o desenvolvimento SD, juntamente com a colonização fúngica por Malasseziaspp., atividade das glândulas sebáceas, bem como imunossupressão, fatores endócrinos, neurogênicos e iatrogênicos.


Em crianças, a ocorrência precoce no primeiro trimestre sugere o papel da atividade excessiva das glândulas sebáceas dos hormônios maternos, juntamente com alterações do microbioma cutâneo. O diagnóstico de DS é geralmente clínico, e raramente são necessárias investigações laboratoriais e/ou instrumentais específicas. O tratamento visa modular a produção de sebo, reduzindo a colonização da pele por Malasseziaspp., e controle da inflamação.


Em adultos, as formas leves a moderadas de DS do couro cabeludo podem ser tratadas com antifúngicos tópicos (cetoconazol, ciclopirox, miconazol) ou antiinflamatórios (corticosteroides de potência leve a moderada) ou agentes ceratolíticos/umectantes (propileno glicol). As opções terapêuticas tópicas recomendadas para SD de áreas faciais ou corporais leves a moderadas incluem cetoconazol tópico, ciclopirox, clotrimazol, corticosteroides de potência leve a moderada, succinato/gluconato de lítio e inibidores tópicos de calcineurina (uso off- label).


Em casos graves e/ou resistentes, pode-se considerar o uso de antifúngicos sistêmicos (terbinafina, itraconazol), bem como fototerapia UVB. Em crianças, escassas evidências científicas apóiam a eficácia e a segurança dos medicamentos tópicos, e a "tampa do berço" geralmente é tratada com sucesso com xampus para bebês enriquecidos com agentes emolientes e óleos vegetais.


Alternativamente, à semelhança da DS do couro cabeludo adulto, podem ser utilizados champôs para dispositivos médicos com propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, contendo piroctona olamina, bisabolol, alyglicera, telmesteína. Além dos tratamentos farmacológicos, uma abordagem cosmética adequada, se prescrita corretamente, pode melhorar os resultados terapêuticos.


Palavras-chave: cosméticos; diagnóstico; dermatite seborréica; sistêmico; terapia; tópico.



Dermatite seborreica relacionada ao HIV.
402 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page