top of page

Fatores de risco em pacientes com doença pulmonar intersticial associada à artrite reumatóide


artrite

Abstrato

Objetivo: Avaliar os fatores de risco para doença pulmonar intersticial (DPI) em pacientes com artrite reumatoide (AR) e avaliar a associação da DPI com o uso de metotrexato, bem como com a atividade da doença articular.

Métodos: Estudo retrospectivo, transversal, realizado entre março e dezembro de 2019 em um centro de saúde terciário, no acompanhamento de pacientes com AR submetidos a testes de função pulmonar (PFT) e tomografia computadorizada de tórax. Avaliamos as características tomográficas, como a presença de DPI e sua extensão, bem como a atividade da doença articular. Medidas funcionais, como capacidade vital forçada (CVF) e capacidade de difusão de monóxido de carbono (DLCO), também foram avaliadas. A seguir, uma análise de regressão logística multivariada foi aplicada para identificar os fatores de risco associados à DPI.

Resultados: Foram avaliados 1.233 pacientes, dos quais 134 foram elegíveis para este estudo. A maioria era do sexo feminino (89,6%), com idade média de 61 anos e fator reumatoide positivo (86,2%). DPI associada à AR (RA-ILD) foi detectada em 49 pacientes (36,6%). Encontramos associação de AR-DPI com idade ≥= 62 anos, sexo masculino, história de tabagismo e crepitações finas na ausculta pulmonar e diminuição da DLCO. Os indicadores idade ≥ 62 anos e moderada ou alta atividade da AR foram fatores independentes associados à AR-DPI, com odds ratio de 4,36 e 3,03, respectivamente. O uso de metotrexato não foi associado a maior prevalência de DPI.

Conclusão: A idade e a atividade da doença AR são importantes fatores de risco associados à AR-DPI. O metotrexato não foi associado ao desenvolvimento de AR-ILD no presente estudo.


Figura 1. Desenho do estudo.


5 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page