Introdução: Um grande número de estudos mostrou uma associação entre trombofilia hereditária e aborto espontâneo recorrente. Foi levantada a hipótese de que a terapia anticoagulante pode reduzir o número de abortos espontâneos e natimortos nessas mulheres. Na ausência de ensaios clínicos randomizados que avaliem a eficácia da terapia anticoagulante em mulheres com trombofilia hereditária e aborto espontâneo recorrente, é necessário um ensaio randomizado com poder adequado que aborde essa questão. O objetivo do estudo ALIFE2 é, portanto, avaliar a eficácia da heparina de baixo peso molecular (HBPM) em mulheres com trombofilia hereditária e aborto espontâneo recorrente, com nascimento vivo como desfecho primário.
Métodos / desenho: Estudo randomizado de HBPM mais vigilância de gravidez padrão versus vigilância de gravidez padrão sozinha.
População do estudo: mulheres grávidas com menos de 7 semanas de gestação e trombofilia hereditária confirmada com história de 2 ou mais abortos ou mortes fetais intra-uterinas, ou ambos.
Local: estudo multicêntrico em centros do Consórcio Holandês de Estudos de Fertilidade; centros fora da Holanda estão se preparando para participar.
Intervenção: LMWH enoxaparina 40 mg por via subcutânea uma vez ao dia iniciada antes das 7 semanas de idade gestacional mais vigilância padrão da gravidez ou vigilância padrão da gravidez isolada. Parâmetros / endpoints do estudo principal: o resultado primário de eficácia é o nascimento com vida. Os resultados de eficácia secundários incluem resultados adversos da gravidez, como aborto espontâneo, pré-eclâmpsia, síndrome de hemólise, enzimas hepáticas elevadas e plaquetas baixas (síndrome HELLP), restrição do crescimento fetal, descolamento prematuro da placenta, parto prematuro e malformações congênitas. Os resultados de segurança incluem episódios de sangramento, trombocitopenia e reações cutâneas.
Discussão: Após um período inicial de recrutamento lento, a taxa de recrutamento para o estudo aumentou. Acredita-se que uma maior conscientização sobre o estudo e o reconhecimento da necessidade de evidências estejam contribuindo para melhorar as taxas de recrutamento. Nosso objetivo é aumentar o número de centros de recrutamento, a fim de aumentar a inscrição no estudo ALIFE2. O site do estudo pode ser acessado em www.ALIFE2study.org.
de Jong PG, Quenby S, Bloemenkamp KW, Braams-Lisman BA, de Bruin JP, Coomarasamy A, David M, DeSancho MT, van der Heijden OW, Hoek A, Hutten BA, Jochmans K, Koks CA, Kuchenbecker WK, Mol BW, Torrance HL, Scheepers HC, Stephenson MD, Verhoeve HR, Visser J, de Vries JI, Goddijn M, Middeldorp S. ALIFE2 study: low-molecular-weight heparin for women with recurrent miscarriage and inherited thrombophilia--study protocol for a randomized controlled trial. Trials. 2015 May 7;16:208. doi: 10.1186/s13063-015-0719-9. PMID: 25947329; PMCID: PMC4453290.