top of page

Kava para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (K-GAD)

Atualizado: 13 de abr. de 2023



Fundo: O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma condição crônica e generalizada que gera altos níveis de estresse psicológico e é difícil de tratar a longo prazo. As opções farmacoterapêuticas atuais para o GAD são, em alguns casos, apenas modestamente eficazes e podem provocar efeitos colaterais indesejáveis. Por meio de ações direcionadas na via do ácido gama-aminobutírico (GABA), a planta medicinal kava do Pacífico Sul (Piper methysticum) é um ansiolítico não aditivo e não hipnótico com potencial para tratar o GAD. A evidência da eficácia da kava no tratamento da ansiedade foi confirmada por meio de ensaios clínicos e meta-análises.


Uma pesquisa recente também serviu para diminuir as preocupações de segurança em relação ao uso de kava devido ao risco hepatotóxico, o que se reflete em um recente tribunal alemão que anulou a proibição anterior da kava naquele país (o que pode, por sua vez, influenciar uma reintegração pela União Europeia). O objetivo da pesquisa atual é avaliar a eficácia de um 'extrato de porta-enxerto aquoso de cultivar nobre' de kava no GAD em um estudo de longo prazo. Além disso, planejamos investigar a influência farmacogenômica dos transportadores GABA na resposta, os efeitos da kava na expressão do gene e, pela primeira vez, os correlatos neurobiológicos da resposta ao tratamento por meio de imagens funcionais e metabólicas.


Métodos / design: Este ensaio clínico é financiado pelo Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália (APP1063383) e co-financiado pela MediHerb (Integria Healthcare (Australia) Pty. Ltd). O estudo é um estudo de fase III, multi-local, dois braços, 18 semanas, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, usando um extrato aquoso de cultivar de kava nobre (padronizado para 240 mg de kavalactonas por dia) versus placebo correspondente em 210 participantes atualmente ansiosos com GAD diagnosticado que não são medicados. O estudo é realizado em dois locais: Centro de Psicofarmacologia Humana (Swinburne University of Technology), Hawthorn, Melbourne, Austrália; e a Disciplina Acadêmica de Psiquiatria (The University of Queensland) com base no Royal Brisbane and Women's Hospital, Herston, Brisbane, Austrália.


O consentimento informado por escrito será obtido de cada participante antes do início do estudo. O resultado principal é o Guia de Entrevista Estruturado para a Escala de Avaliação de Ansiedade de Hamilton (SIGH-A). Os desfechos secundários envolvem uma gama de escalas que avaliam sintomas de transtorno afetivo e desfechos de qualidade de vida, além do estudo de mediadores de biomarcadores de resposta (avaliados por genômica e neuroimagem).


Discussão: Se este estudo demonstrar resultados positivos em apoio à superioridade da kava sobre o placebo no tratamento do GAD, e também for seguro, então este medicamento vegetal pode ser considerado uma terapia de 'primeira linha' para o GAD. Os dados genômicos e de neuroimagem podem revelar padrões de resposta clínica e fornecer mais evidências da atividade neurobiológica do extrato da planta.

Savage KM, Stough CK, Byrne GJ, Scholey A, Bousman C, Murphy J, Macdonald P, Suo C, Hughes M, Thomas S, Teschke R, Xing C, Sarris J. Kava for the treatment of generalised anxiety disorder (K-GAD): study protocol for a randomised controlled trial. Trials. 2015 Nov 2;16:493. doi: 10.1186/s13063-015-0986-5. PMID: 26527536; PMCID: PMC4630875.




57 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page