top of page

Medicamento para perda de peso Zepbound pode reduzir mortes por insuficiência cardíaca

Zepbound pode reduzir mortes por insuficiência cardíaca

Um medicamento usado para ajudar pacientes a perder peso e controlar o diabetes também pode ajudar aqueles com insuficiência cardíaca , mostra um ensaio clínico internacional.

O teste de tirzepatida , marca registrada Zepbound, incluiu 731 pacientes com insuficiência cardíaca diastólica e obesidade que foram acompanhados por dois anos.


"Esta classe de medicamentos continua a mostrar benefícios muito além da perda de peso", disse o pesquisador Dr. Christopher Kramer , chefe de medicina cardiovascular da UVA Health. "Este medicamento se tornará uma parte importante do arsenal para pacientes com insuficiência cardíaca relacionada à obesidade e função cardíaca preservada."


Em quase metade dos casos de insuficiência cardíaca, o ventrículo esquerdo do coração fica rígido e não consegue mais bombear sangue adequadamente. Os médicos chamam isso de insuficiência cardíaca diastólica ou insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.


A obesidade é uma das principais causas de insuficiência cardíaca, então a equipe de Kramer se perguntou se o medicamento para perda de peso tirzepatida poderia ajudar.

O novo estudo — publicado em quatro periódicos e relatado no sábado em uma reunião da American Heart Association em Chicago — mostrou que a tirzepatida oferece grandes benefícios no tratamento da insuficiência cardíaca. 


Os pacientes observaram melhorias na distância que conseguiam caminhar em seis minutos e grandes reduções em um marcador biológico usado para medir a inflamação e prever o risco de eventos cardíacos graves, concluiu o estudo.

Durante o acompanhamento de dois anos, 56 participantes que receberam placebo morreram ou tiveram sua insuficiência cardíaca piorada, em comparação com 36 que tomaram tirzepatida.


Aqueles que tomaram tirzepatida também emagreceram, perdendo 11,6% do peso corporal, em média.


Os efeitos colaterais foram em sua maioria leves: náusea e diarreia, disseram os pesquisadores.


Kramer também liderou um estudo complementar que examinou como o medicamento afetou a estrutura e a função dos corações dos participantes. As ressonâncias magnéticas mostraram reduções benéficas no peso do coração e na gordura ao redor. 

"Este medicamento está revertendo as propriedades anormais do coração causadas pela obesidade", disse Kramer em um comunicado de imprensa da UVA. "Há muito mais nesses medicamentos do que apenas perda de peso."


As descobertas aparecem em quatro periódicos: The New England Journal of Medicine , Nature Medicine, Circulation e Journal of the American College of Cardiology.


A Eli Lilly, fabricante do Zepbound, patrocinou o teste.


Mais informações

A Clínica Mayo tem mais informações sobre medicamentos prescritos para perda de peso .

FONTE: UVA Health, comunicado à imprensa, 20 de novembro de 2024


O que isso significa para você

Um medicamento para perda de peso pode fazer parte do seu plano de tratamento se você tiver insuficiência cardíaca e obesidade.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page