top of page

Motivação para adolescentes tratados em departamentos de emergência por intoxicação alcoólica aguda




Contexto: O uso indevido de álcool entre os jovens é um grande problema de saúde pública e o número de adolescentes admitidos no departamento de emergência por intoxicação alcoólica aguda na Alemanha está crescendo recentemente. O ambiente de emergência oferece uma oportunidade para alcançar adolescentes consumidores de álcool em risco e fornecer intervenções breves em um potencial "momento de ensino". No entanto, estudos sobre intervenções breves direcionadas a adolescentes em atendimento de emergência são escassos e pouco se sabe sobre sua eficácia quando entregue imediatamente após a hospitalização por intoxicação alcoólica aguda. Neste protocolo, apresentamos o estudo HaLT-Hamburg avaliando uma breve intervenção motivacional para adolescentes atendidos no departamento de emergência após um episódio de intoxicação alcoólica aguda.


Métodos: O desenho do ensaio é um ensaio clínico controlado randomizado de agrupamento paralelo de dois braços com avaliação de acompanhamento após 3 e 6 meses. N = 312 participantes com 17 anos ou menos serão recrutados de sexta a domingo em 6 clínicas pediátricas durante um período de 30 meses. A condição de intervenção é uma intervenção motivacional breve baseada em manual com um reforço telefônico após 6 semanas e uma intervenção guiada manual para cuidadores, que será comparada ao tratamento usual. Os resultados primários são a redução dos episódios de consumo excessivo de álcool, a quantidade de uso de álcool em um dia típico de consumo de álcool e problemas relacionados ao álcool. O resultado secundário é a busca por tratamento adicional. Modelos lineares mistos ajustados para diferenças de linha de base serão conduzidos de acordo com os princípios de intenção de tratar (ITT) e completadores (por protocolo) para examinar os efeitos da intervenção.


Discussão: O estudo tem vários pontos fortes. Em primeiro lugar, uma avaliação rigorosa do HaLT-Hamburgo é oportuna porque variações do projeto HaLT são amplamente utilizadas na Alemanha. Em segundo lugar, a pesquisa anterior não teve como alvo adolescentes no momento presumido de ensino após a intoxicação alcoólica aguda. Terceiro, incluímos uma avaliação abrangente do processo para aumentar a validade externa. Em quarto lugar, o estudo envolveu partes interessadas importantes desde o início para estabelecer estruturas organizacionais para a implementação e manutenção do impacto do projeto.


Diestelkamp S, Arnaud N, Sack PM, Wartberg L, Daubmann A, Thomasius R. Brief motivational intervention for adolescents treated in emergency departments for acute alcohol intoxication - a randomized-controlled trial. BMC Emerg Med. 2014 Jun 30;14:13. doi: 10.1186/1471-227X-14-13. PMID: 24975110; PMCID: PMC4107616.


4 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page