top of page

Necrosectomia pancreática endoscópica direta percutânea




Abstrato

Aproximadamente 10%-20% dos casos de pancreatite aguda apresentam pancreatite aguda necrotizante. A infecção da necrose pancreática é tipicamente associada a um curso prolongado e mau prognóstico. A abordagem "step-up" multidisciplinar e minimamente invasiva é a pedra angular do tratamento da necrose pancreática (IPN) infectada.


A drenagem transmural e o desbridamento guiados por endossonografia são a técnica preferida e minimamente invasiva para aqueles com NPI. No entanto, é tecnicamente inviável em pacientes com coleções líquidas pancreáticas/peripancreáticas (PFC) precoces (< 2-4 semanas) em que a parede não se formou; em PFC em goteiras/pelve paracólicas; ou na necrose pancreática isolada (WOPN) distante do estômago/duodeno.


A drenagem percutânea desses PFC ou WOPN infectados fornece controle rápido da infecção e estabilização do paciente. Em um subconjunto de pacientes em que a sepse persiste e a necrosectomia é necessária, o trato de drenagem do seio entre a WOPN e a pele estabelecida após drenagem percutânea ou drenagem de necrosectomia cirúrgica pode ser usado para necrosectomia endoscópica direta percutânea (PDEN).


Houve avanços técnicos no PDEN nas últimas duas décadas. Um stent de metal auto-expansível totalmente coberto esofágico, como o stent de metal de aposição de lúmen usado na necrosectomia endoscópica direta transmural, mantém o trato de drenagem patente e permite passagens fáceis e múltiplas do endoscópio flexível durante a realização de PDEN. Existem várias vantagens no procedimento PDEN.


Nas mãos de especialistas, o PDEN parece ser um método eficaz, seguro,in situ em virtude de intervenção percutânea ou cirúrgica prévia. Nesta revisão atual, resumimos as indicações, técnicas, vantagens e desvantagens do PDEN. Além disso, descrevemos dois casos de PDEN em situações clínicas distintas, seguidos de uma revisão da literatura mais recente.


Palavras-chave: Necrosectomia endoscópica direta; necrose pancreática infectada; Necrosectomia endoscópica percutânea; Endoscopia do trato sinusal; Necrosectomia endoscópica direta percutânea assistida por stent.


Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page