top of page

O contato pele a pele no nascimento, precoce vs imediato, na duração da lactação humana exclusiva



Antecedentes: A lactação humana é uma estratégia simples e econômica que influencia as taxas de mortalidade infantil e materna. O contato pele a pele (SSC) é uma estratégia no período pós-parto imediato que comprovadamente beneficia o início e a continuação da lactação humana e diminui a hospitalização durante a primeira semana de vida. Este estudo tem como objetivo determinar o efeito da iniciação da SSC ao nascimento (imediata versus precoce) em recém-nascidos a termo saudáveis ​​tratados na Clínica Universidad de La Sabana sobre a duração da lactação humana exclusiva.


Métodos / design: Um ensaio clínico randomizado e cego será realizado com recém-nascidos saudáveis ​​nascidos a termo na Clínica Universidad de La Sabana. Os participantes cegos do ensaio serão aquelas pessoas que medem os resultados e analisam os dados. O tamanho da amostra será calculado para um erro tipo I de 5%, um erro tipo II bicaudal de 20% e uma perda percentual estimada de 30%; 150 crianças serão incluídas em cada grupo. A randomização será realizada usando blocos permutados de tamanho 6. A análise descritiva será realizada utilizando medidas de tendência central e dispersão. Uma análise bivariada será realizada para determinar quais variáveis ​​estão associadas à lactância exclusiva aos 6 meses. Para variáveis ​​contínuas, o teste t de Student será usado para amostras independentes, e o teste de soma de postos de Wilcoxon será usado se as suposições de normalidade para os testes t não forem satisfeitas. A suposição de normalidade será avaliada por meio dos testes de Shapiro-Wilk e Kolmogorov-Smirnov. Variáveis ​​categóricas em tabelas de contingência serão construídas para avaliar a independência entre as variáveis ​​usando o teste do qui-quadrado, ou teste exato de Fisher quando a suposição do número de casos não for atendida pelos valores nas tabelas de contingência multiplicados por dois. Isso será calculado como uma medida do efeito do risco relativo (RR) com intervalos de confiança; as medidas ajustadas serão calculadas usando um modelo de regressão multivariada de Poisson. Variáveis ​​com resultados significativos serão utilizadas na análise bivariada, e aquelas com plausibilidade biológica serão utilizadas para o ajuste. A análise será realizada para um nível de erro tipo I bicaudal de 5%. O programa Stata 11 será usado para análise de dados. Uma análise intermediária será realizada mediante o envio da metade dos eventos esperados (106), estabelecendo limites para o término antecipado do ensaio de acordo com o método proposto por Pampallona e Tsiatis (1994).


Intervenção: Haverá dois grupos de randomização SSC: precoce versus imediato. Depois de concluir o processo de adaptação neonatal e com base na tarefa do grupo, a mãe será deixada com seu filho recém-nascido em acomodação hospitalar. Antes da alta, a Ferramenta de Avaliação da Amamentação Infantil (IBFAT) será aplicada. O acompanhamento será realizado inicialmente com avaliação face a face entre 3 e 10 dias de vida, seguida de ligações telefônicas mensais por 6 meses para verificação do estado da lactação. Discussão: A CSS ao nascer mostrou benefícios a curto e longo prazo, tanto para a mãe quanto para o recém-nascido a termo. Embora a meta-análise realizada tenha mostrado os benefícios dessa técnica, várias diferenças nas intervenções de SSC foram identificadas porque critérios como o início ou a duração da SSC (dose) não foram unificados. A Colômbia apresenta um risco de desnutrição de 11,4% na população total para o período 2012-2014, por isso é necessário promover estratégias que gerem um impacto positivo na duração da lactação humana, fornecendo suporte desde o cenário clínico do parto humanizado que faz parte da estratégia do IAMI (Instituciones Amigas de la Mujer y la Infancia - Instituição Amigos da Mulher e da Criança).


Agudelo S, Gamboa O, Rodríguez F, Cala S, Gualdrón N, Obando E, Padrón ML. The effect of skin-to-skin contact at birth, early versus immediate, on the duration of exclusive human lactancy in full-term newborns treated at the Clínica Universidad de La Sabana: study protocol for a randomized clinical trial. Trials. 2016 Oct 26;17(1):521. doi: 10.1186/s13063-016-1587-7. PMID: 27782829; PMCID: PMC5080719.


8 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page