Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da FNP e dos métodos de terapia manual no tratamento de pacientes com osteoartrite da coluna cervical, principalmente na redução da dor e na melhora da funcionalidade no dia a dia. Os resultados a longo prazo também foram comparados para determinar qual método de tratamento é mais eficaz.
Sujeitos e métodos: Oitenta mulheres selecionadas aleatoriamente com idades entre 45-65 foram incluídas no estudo. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos de 40 pessoas. Um grupo recebeu tratamento com FNP e o outro recebeu terapia manual (MAN.T). Para avaliar as capacidades funcionais, o Índice de Classificação Funcional foi usado. Para avaliar as mudanças na dor, uma versão abreviada do Questionário McGill foi usada.
Resultado: o grupo FNP obteve uma redução maior da dor do que o grupo MAN.T. O grupo FNP mostrou uma melhora maior na realização de atividades diárias como dormir, cuidados pessoais, viajar, trabalho, recreação, levantar, caminhar e ficar em pé, bem como diminuição da intensidade e frequência da dor em comparação com o grupo MAN.T
Conclusão: O método FNP mostrou-se mais eficaz tanto a curto (após duas semanas) quanto a longo (após três meses) prazo.
Maicki T, Bilski J, Szczygieł E, Trąbka R. PNF and manual therapy treatment results of patients with cervical spine osteoarthritis. J Back Musculoskelet Rehabil. 2017 Sep 22;30(5):1095-1101. doi: 10.3233/BMR-169718. PMID: 28946528; PMCID: PMC5814664.