top of page

Terapia cognitivo-comportamental para pacientes com Transtorno de Somatização Abreviada (SSI 4,6)



Introdução : Os transtornos somatoformes são caracterizados pela presença de múltiplos sintomas somáticos sem uma causa orgânica que explique completamente seus sintomas. Esses pacientes geram um alto custo nos serviços de saúde. Nosso objetivo é avaliar a eficácia e a viabilidade de um programa de terapia cognitivo-comportamental (TCC), administrado em grupos e formatos individuais na atenção primária para pacientes que são diagnosticados com transtorno de somatização abreviada.


Delineamento : ensaio multicêntrico, randomizado e controlado envolvendo 3 grupos, um dos quais é o grupo controle que consiste em tratamento recomendado padronizado para transtorno de somatização na atenção primária (normas de Smith) e os outros 2, os grupos de intervenção, consistem em terapia cognitivo-comportamental ( 10 sessões) administradas em formato individual (grupo de intervenção 1) ou em formato de grupo (grupo de intervenção 2).


Local: 29 centros de saúde de atenção primária na província de Zaragoza e 3 centros de saúde de atenção primária na província de Maiorca, Espanha.

Amostra: N = 204 pacientes, (68 em cada um dos três grupos), com idade entre 18 e 65 anos, capazes de entender e ler espanhol, que preenchem os critérios de Escobar para Transtorno de Somatização Abreviada (SSI 4,6), estáveis ​​com farmacoterapia durante os mês anterior, e que permanecerá estável pelos próximos 3 meses na opinião do médico, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.


Grupo controle: tratamento recomendado padronizado para transtorno de somatização na atenção primária (normas de Smith). Grupo de INTERVENÇÃO: 10 sessões semanais de TCC, seguindo protocolo elaborado pelo grupo do Prof. Escobar da UMDNJ, EUA. Existem 2 condições de tratamento diferentes: formato individual e em grupo.


Medidas: Levantamento da utilização de serviços de saúde, número e gravidade dos sintomas somáticos, ansiedade, depressão, qualidade de vida e impressão clínica global. Os entrevistadores não saberão a qual grupo o paciente pertence (cego). As avaliações serão realizadas no início do estudo, pós-tratamento, 6 meses e 12 pós-tratamento.

Variáveis ​​principais: Utilização de serviços de saúde, número e gravidade dos sintomas somáticos.


Análise: A análise será por intenção de tratamento. Usaremos os modelos lineares gerais do pacote estatístico SPSS v.15, para analisar o efeito do tratamento na variável de resultado (utilização de serviços de saúde, número e gravidade dos sintomas somáticos).

Discussão: É necessário desenvolver tratamentos psicológicos mais eficazes para os transtornos somatoformes. Este ensaio clínico randomizado determinará se a terapia cognitivo-comportamental, em grupo ou individual, é eficaz para o tratamento desses pacientes.


Magallón R, Gili M, Moreno S, Bauzá N, García-Campayo J, Roca M, Ruiz Y, Andrés E. Cognitive-behaviour therapy for patients with Abridged Somatization Disorder (SSI 4,6) in primary care: a randomized, controlled study. BMC Psychiatry. 2008 Jun 22;8:47. doi: 10.1186/1471-244X-8-47. PMID: 18570681; PMCID: PMC2443798.


62 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page