top of page

Tratamento agudo da taquicardia supraventricular pediátrica refratária e instável


Close-up de médicos fazendo ressuscitação cardiopulmonar para criança africana pré-adolescente

Abstrato

Objetivo: Caracterizar o manejo da taquicardia supraventricular (TVS) pediátrica aguda, com ênfase especial em lactentes, pacientes refratários à adenosina (TVS refratária) e pacientes com hipotensão, má perfusão ou estado mental alterado (TVS instável).

Desenho do estudo: Estudo de coorte retrospectivo de pacientes de 0 a 18 anos de idade sem cardiopatia congênita que se apresentaram em nosso hospital pediátrico de janeiro de 2003 a dezembro de 2012 para tratamento de TVS aguda. Regressão logística múltipla foi aplicada para identificar se a idade era um fator de risco para diferentes terapias SVT. O ajuste do modelo e os resíduos também foram examinados.

Resultados: Identificamos 179 episódios de TVS. A primeira dose de adenosina foi eficaz em 72 (56%) episódios, e uma segunda dose foi eficaz em 27 de 54 (50%) episódios, deixando 27 (15%) episódios com TVS refratária. A resposta à primeira dose de adenosina aumentou proporcionalmente com a idade (OR 1,13, IC 95% 1,05-1,2). Apenas 1 dos 17 episódios em lactentes respondeu à primeira dose de adenosina. A TVS refratária foi mais frequente em lactentes do que em crianças mais velhas (χ 2 = 5,9 [1 df], P = 0,01). A TVS instável esteve presente em 13 episódios e foi tratada com adenosina e antiarrítmicos. A cardioversão sincronizada foi realizada em 3 pacientes, 2 pacientes com TVS instável e 1 com TVS refratária.


Conclusão: Em crianças com TVS, a idade jovem está associada à diminuição da resposta à primeira dose de adenosina e aumento das chances de TVS refratária à adenosina. No tratamento da TVS instável, o tratamento médico com vários antiarrítmicos antes da cardioversão pode desempenhar um papel importante em um subconjunto de pacientes. A cardioversão sincronizada raramente é realizada para TSV aguda.



Palavras-chave: lactentes; pediátrico; TVS refratária; Taquicardia supraventricular; taquiarritmia; TSV instável.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page