top of page

Análise Hiperespectral para Caracterização em Ecografia, antes e depois da ablação a laser percutâne




Objetivos: Avaliar a capacidade do método HyperSPACE (Análise Hiperespectral para Caracterização em Ecografia) na caracterização de tecidos, a fim de fornecer informações para o tratamento a laser de nódulos benignos da tireoide em relação às imagens convencionais modo B e elastografia.


Material e métodos: O método, baseado na análise espectral do sinal ultrassônico de radiofrequência bruto, foi aplicado para caracterizar o nódulo antes e após o tratamento a laser. Trinta pacientes (25 mulheres e 5 homens, com idades entre 37 e 81 anos) com nódulo benigno da tireoide na citologia (Thyr 2) foram avaliados por ultrassonografia convencional, elastografia e HyperSPACE, antes e após a ablação a laser.


Resultados: as imagens processadas pelo HyperSPACE exibem diferentes distribuições de cores que se referem a diferentes características do tecido. Ao calcular as porcentagens das coberturas de cores, os nódulos analisados ​​foram subdivididos em 3 grupos. Cada nódulo pertencente ao mesmo grupo apresentou, em média, extensão de necrose semelhante. Os nódulos exibem diferentes configurações (cores), distribuições que podem ser indicativas da resposta do tecido nodular ao tratamento a laser.


Conclusões: HyperSPACE pode caracterizar nódulos benignos, fornecendo informações adicionais em relação ao ultrassom convencional e elastografia, o que é útil para suporte no tratamento a laser de nódulos a fim de aumentar a probabilidade de sucesso.


Granchi S, Vannacci E, Biagi E. Characterization of benign thyroid nodules with HyperSPACE (Hyper Spectral Analysis for Characterization in Echography) before and after percutaneous laser ablation: a pilot study. Med Ultrason. 2017 Apr 22;19(2):172-178. doi: 10.11152/mu-1039. PMID: 28440351.


4 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page