top of page

Dermatite numular (dermatite discoide): sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento

Dermatite numular é uma inflamação da pele caracterizada por lesões eczematosas em forma de moeda ou disco. O diagnóstico é clínico. O tratamento pode incluir corticoides tópicos e fototerapia.

Muitos pacientes com dermatite numular são atópicos. Nesses casos, a dermatite numular é simplesmente uma manifestação localizada da dermatite atópica (dermatite atópica numular). Pacientes com dermatite atópica podem apresentar placas numulares lado a lado, manifestações mais comuns da dermatite atópica. Mas alguns pacientes com dermatite numular não têm atopia. Nesses pacientes, a etiologia não está clara.


Possíveis causas incluem colonização bacteriana ou reações de contato alérgicas (1) no local das lesões ou em outro local (autoeczematização ou reação id, dermatite em locais remotos da área do problema inflamatório inicial ou infecção).

A dermatite numular é mais comum em pacientes de meia-idade e idosos.

Referência geral

1. Bonamonte D, Foti C, Vestita M, et al: Nummular eczema and contact allergy: A retrospective study. Dermatitis 23(4):153–157, 2012. doi: 10.1097/DER.0b013e318260d5a0


Sinais e sintomas da dermatite numular

As placas e manchas da dermatite numular são eritematosas e descamativas, geralmente intensamente pruriginosas, em forma de moeda e bem demarcadas, mas não muito nítidas. Sua quantidade pode variar de 1 a cerca de 50 e tende a ter de 2 a 10 cm de diâmetro. Em geral, são mais proeminentes nas faces extensoras das extremidades e na região glútea, mas podem surgir também no tronco. Dermatite numular

Essa foto mostra lesões discoides eritematosas e descamativas consistentes com dermatite numular.


Dermatite numular (mãos) Nessa imagem, manchas eritematosas arredondadas estão presentes no dorso das mãos e dos punhos.

Diagnóstico da dermatite numular


  • Avaliação clínica

O diagnóstico da dermatite numular é clínico com base na aparência e na distribuição típicas das lesões cutâneas. Deve-se avaliar a atopia nos pacientes. Em pacientes não atópicos, deve-se considerar dermatite de contato alérgica, e testes de contato podem ser úteis. Diagnósticos diferenciais incluem

  • Psoríase: placas psoriáticas costumam ser mais nitidamente demarcadas.

  • Impetigo: impetigo normalmente se manifesta primeiro com crostas amarelas.

  • Tinha: a tinha tipicamente se manifesta primeiro com placas anulares com escamas progressivas e clareamento da parte central ao longo do tempo.


Tratamento da dermatite numular


  • Cuidados de suporte, incluindo aconselhamento

  • Antibióticos

  • Corticoides (mais frequentemente tópicos).

  • Fototerapia

O tratamento da dermatite numular é semelhante àquele para a dermatite atópica e inclui aconselhamento, agentes antipruriginosos, corticoides e, às vezes, fototerapia (particularmente ultravioleta B de banda estreita). Deve-se considerar dupilumabe, inibidores tópicos da calcineurina (tacrolimo e pimecrolimo) e/ou crisaborol para a dermatite atópica numular. Raramente, imunossupressores sistêmicos são necessários.


Pontos-chave


  • Dermatite numular é frequentemente uma manifestação da dermatite atópica; em pacientes não atópicos, a etiologia da dermatite numular é desconhecida.

  • Os pacientes apresentam manchas ou placas descamativas, eritematosas, bem demarcadas e em forma de moeda, únicas ou múltiplas.

  • O diagnóstico é clínico; deve-se excluir infecções cutâneas e psoríase.

  • O tratamento é com corticoides tópicos e fototerapia; imunossupressores sistêmicos são raramente necessários.

Por Thomas M. Ruenger , MD, PhD, Georg-August University of Göttingen, Germany Avaliado clinicamente jan 2023

795 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page