top of page

Eficácia de uma intervenção para melhorar o conhecimento e atitudes sobre amamentação entre adolesce



Objetivo: A amamentação constitui uma prioridade em Saúde Pública pelos múltiplos benefícios que oferece. A decisão de amamentar geralmente é feita antes da gravidez e, portanto, é importante incluir adolescentes em programas de promoção do aleitamento materno. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de um programa para melhorar o conhecimento e as atitudes em relação à amamentação entre adolescentes.


Métodos: Estudo controlado randomizado pré-teste pós-teste, realizado em 2008 em Tenerife. Participaram 970 adolescentes (14,6 ± 0,9 anos), 506 do grupo experimental (GE) e 524 do grupo controle (GC). Antes da intervenção e 4 semanas depois, os alunos responderam a um questionário para avaliar seus conhecimentos e atitudes em relação à amamentação. A intervenção realizada constou de: palestra, projeção de vídeo, cartilhas informativas, contos narrativos e atividades de dramatização. Foram utilizados o teste do qui-quadrado, o teste t de Student, o coeficiente alfa de Cronbach, a análise de variância de medidas repetidas e a análise de covariância.


Resultados: Não houve diferenças significativas entre os dois grupos quanto ao conhecimento (GE: 3,9 ± 1,5, GC: 3,8 ± 1,5) ou atitudes em relação à amamentação, antes da intervenção. O mesmo se aplica quando comparado por gênero, ano escolar, ocupação dos pais e tipo de escola. O questionário pós-intervenção mostrou aumento significativo no nível de conhecimento dos alunos do GE (GE: 6,9 ± 1,5, GC: 4,4 ± 1,8; p <0,001), bem como maior percentual de atitudes positivas em relação à amamentação (GE: 71,13 ± 28,5, GC: 54,27 ± 28,9, p <0,001). A análise de covariância mostrou efeito significativo (p <0,05) nas atitudes em relação à amamentação das variáveis ​​sexo e contato prévio com a amamentação. Conclusões: O programa educativo realizado é eficaz como método para melhorar o conhecimento e as atitudes em relação à amamentação entre adolescentes.


Hernández Pérez MC, Díaz-Gómez NM, Romero Manzano AM, Díaz Gómez JM, Rodríguez Pérez V, Jiménez Sosa A. Eficacia de una intervención para mejorar conocimientos y actitudes sobre lactancia materna en adolescentes [Effectiveness of an intervention to improve breastfeeding knowledge and attitudes among adolescents]. Rev Esp Salud Publica. 2018 Jun 18;92:e201806033. Spanish. PMID: 29911663.


6 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page