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Diminuindo erros de prescrição durante emergências pediátricas



Objetivo: Avaliar se um auxílio clínico com doses pré-calculadas de medicamentos diminui os erros de prescrição entre residentes durante a simulação de parada cardiorrespiratória pediátrica e anafilaxia.


Métodos: Um estudo randomizado cruzado foi conduzido em um centro de simulação de hospital terciário com residentes rotativos no departamento de emergência pediátrica. A intervenção foi um livro de referência que fornece doses pré-calculadas com base no peso. O grupo de controle usou um cartão com doses em miligrama por quilograma. O desfecho primário foi a presença de erro de prescrição, definido como dose variando ≥20% da dose recomendada ou por via incorreta. Os residentes estavam envolvidos em 2 conjuntos de cenários emparelhados e eram seu próprio grupo de controle. A análise primária foi a diferença nas proporções médias de erro de prescrição entre os dois grupos.


Resultados: Quarenta residentes prescreveram 1.507 medicamentos ou desfibrilações durante 160 cenários. O número de erros de prescrição por 100 medicamentos em bolus ou desfibrilações foram 5,1 (39 de 762) e 7,5 (56 de 745) para a intervenção e controle, respectivamente, uma diferença de 2,4 (intervalo de confiança de 95% [IC], -0,1 a 5.0). No entanto, a intervenção foi altamente associada com menor risco de erro de 10 vezes para medicamentos em bolus (odds ratio 0,27; IC 95%, 0,10 a 0,70). Para medicamentos administrados por infusão, erros de prescrição ocorreram em 3 de 76 (4%) cenários no grupo de intervenção e 13 de 76 (22,4%) no grupo de controle, uma diferença de 13% (IC de 95%, 3 a 23 ).


Conclusões: Um auxílio clínico fornecendo doses de medicamentos pré-calculadas não foi associado a uma diminuição nas taxas de erro de prescrição geral, mas foi altamente associado a um risco menor de erro de 10 vezes para medicamentos em bolus e para medicamentos administrados por infusão contínua.


Larose G, Levy A, Bailey B, Cummins-McManus B, Lebel D, Gravel J. Decreasing Prescribing Errors During Pediatric Emergencies: A Randomized Simulation Trial. Pediatrics. 2017 Mar;139(3):e20163200. doi: 10.1542/peds.2016-3200. Erratum in: Pediatrics. 2017 Jun;139(6): PMID: 28246338.


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