Abstrato
Objetivo: Identificar fatores de risco associados a complicações maiores em pacientes com pielonefrite xantogranulomatosa, alguns com nefrectomía.
Método: Análises retrospectivas de expedientes clínicos de pacientes com pielonefrite xantogranulomatosa submetidos a nefrectomía. Se analisar o sexo, o índice de massa corporal, o índice de comorbilidade de Charlson, a classificação do estado físico da American Society of Anesthesiologists, a etapa de Malek, o conteúdo leucocitário e os valores de creatinina. As complicações se estratificaram em menores e maiores de acordo com a classificação de Clavien-Dindo. Se realizou análise univariada e bivariada usando as evidências exatas de Fisher e qui ao quadrado de Pearson, e se estabeceram medidas de risco utilizando a odds ratio (OR).
Resultados: Foram analisados 72 pacientes com idade média de 50 anos, sendo 83% mulheres, 58,3% com urocultivo positivo e 66% com litíase renal. O 32% apresenta alguma complicação maior e o 15% requer internação na unidade de cuidados intensivos. Os valores elevados de creatinina (OR: 3,8; intervalo de confiança de 95% [IC95%]: 1,1-13; p = 0,02) e o estágio Malek II-III (OR: 4,5; IC95%: 1,2-17,5; p = 0.02) se associa com complicações maiores.
Conclusão: O estádio de Malek e os altos valores de creatinina incrementan o risco de desenvolver complicações maiores em pacientes com pielonefrite xantogranulomatosa alguns a nefrectomía.
Objetivo: Identificar fatores de risco pré-operatórios associados a complicações maiores em pacientes com pielonefrite xantogranulomatosa submetidos à nefrectomia total.
Método: Análise retrospectiva de prontuários de pacientes com pielonefrite xantogranulomatosa submetidos à nefrectomia. Os fatores de risco incluídos para análise foram sexo, índice de massa corporal, índice de comorbidade de Charlson, classificação do estado físico da American Society of Anesthesiologists, estágio de Malek, contagem de leucócitos e níveis de creatinina. As complicações pós-operatórias foram estratificadas em menores e maiores de acordo com a classificação de Clavien-Dindo. Foi realizada análise univariada e bivariada por meio do teste exato de Fisher, qui-quadrado de Pearson e odds ratio (OR).
Resultados: Foram analisados 72 pacientes, 83% mulheres, idade média de 50 anos, 58,3% uroculturas positivas e 66% cálculos renais. Complicações maiores estiveram presentes em 32% dos casos, e 15% foram admitidos na unidade de terapia intensiva. Creatinina elevada (OR: 3,8; intervalo de confiança de 95% [IC95%]: 1,1-13; p = 0,02) e estágio II a III de Malek (OR: 4,5; IC 95%: 1,2-17,5; p = 0,02) foram associados com grandes complicações.
Conclusão: O estágio Malek e a creatinina elevada aumentam o risco de complicações maiores em pacientes submetidos à nefrectomia por pielonefrite xantogranulomatosa.
Palavras-chave: Complicaciones posoperatorias; Nefrectomia; Nefrectomia; Pielonefrite xantogranulomatosa; Complicação pós-operatória; Prognóstico; Pronóstico; Pielonefrite xantogranulomatosa.