Abstrato
Histórico
A prevalência internacional do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em adultos é estimada em 2,5%. O TDAH está associado a sérios prejuízos no funcionamento acadêmico, ocupacional, social e emocional. Apesar da natureza debilitante desse distúrbio, poucos indivíduos com TDAH recebem ajuda adequada. Além disso, embora a psicofarmacologia seja considerada o tratamento de primeira linha de adultos com TDAH, agora se reconhece que a medicação sozinha pode ser insuficiente. Assim, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem promissora.
Objetivos
Este estudo teve como objetivo revisar a literatura e investigar a eficácia da TCC, na redução dos sintomas de TDAH e comorbidades como ansiedade e depressão para adultos com TDAH, por meio de vários estudos por meio de uma meta- análise.
Métodos
Pesquisamos a literatura de 1946 a 2015 usando especialmente MEDLINE, EMBASE e PsycINFO. Utilizamos um modelo de efeitos aleatórios, Odds Ratios (OR) e g de Hedge.
Resultados
Foram incluídos dados de 12 estudos randomizados controlados, totalizando 575 indivíduos. Os resultados mostraram uma redução significativa nos sintomas de TDAH (g de Hedge = 0,95) e ansiedade comórbida (g de Hedge = 0,39) e depressão (g de Hedge = 0,30) para o grupo CBT em comparação com os controles. Após o término do tratamento, os sintomas do TDAH continuam a melhorar, mas não as condições comórbidas.
Conclusão
Em resumo, em adultos com TDAH, a TCC parece ser um tratamento promissor. Os resultados mostraram uma redução significativa nos sintomas de TDAH (g de Hedge = 0,95) e ansiedade comórbida (g de Hedge = 0,39) e depressão (g de Hedge = 0,30) para o grupo CBT em comparação com os controles. Após o término do tratamento, os sintomas do TDAH continuam a melhorar, mas não as condições comórbidas.