top of page

Não adesão ou descontinuação das estatinas está associada ao aumento de eventos cardiovasculares



Pacientes com infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI) são mais propensos a atingir os objetivos de tratamento de redução de lipídios: uma análise retrospectiva de pacientes que apresentam as primeiras síndromes coronárias agudas


Resumo: A não adesão ou descontinuação das estatinas está associada ao aumento de eventos cardiovasculares. Muitos fatores relacionados aos médicos ou aos pacientes influenciam nisso. Nosso objetivo foi comparar a adesão à terapia com estatinas entre os pacientes que apresentaram pela primeira vez com infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (STEMI), infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST (IAMSSST) e angina de peito instável (AI) com base no cumprimento da meta de acordo com as diretrizes atuais de dislipidemia. Adquirimos retrospectivamente todas as informações sobre características demográficas, procedimentos de revascularização hospitalar, tratamentos prescritos e índice e resultados laboratoriais de acompanhamento de até 6 meses dos primeiros pacientes com síndrome coronariana aguda. Pacientes com síndrome coronariana aguda foram divididos em 3 grupos como STEMI, NSTEMI e UA. O grupo IAMCSST consistiu de 260 pacientes, o grupo IAMSSST consistiu de 560 pacientes e o grupo AI consistiu de 206 pacientes. Setenta e seis por cento dos pacientes foram submetidos a intervenções coronárias percutâneas, 18,3% foram tratados clinicamente e 5,7% foram encaminhados para cirurgia de revascularização do miocárdio. Houve uma diminuição significativa nos valores de lipoproteína- colesterol de baixa densidade (LDL-C) com o tratamento com estatinas no acompanhamento em todos os 3 grupos (para todos P <0,001). No grupo STEMI, a porcentagem daqueles que atingiram o nível de LDL-C alvo foi significativamente maior do que aqueles que não atingiram a meta de acordo com o American College of Cardiology / American Heart Association (ACC / AHA) e a Sociedade Europeia de dislipidemia de Cardiologia diretrizes. As taxas de cumprimento da meta de LDL-C também foram maiores no grupo STEMI do que nos grupos NSTEMI e UA. Nosso estudo concluiu que os objetivos do tratamento com estatinas foram mais atingidos em pacientes com IAMCSST do que com IAMSSST e AI. Todos os médicos devem encorajar o tratamento intensivo com estatina ao longo da vida em pacientes com AI e com IAMSSST, como pacientes com IAM com SST.


Güntekin Ü, Tosun V, Kilinç AY, Saydam G, Korucuk N, Bozdemir MN. ST segment elevation myocardial infarction (STEMI) patients are more likely to achieve lipid-lowering treatment goals: A retrospective analysis of patients presenting with first acute coronary syndromes. Medicine (Baltimore). 2018 Sep;97(39):e12225. doi: 10.1097/MD.0000000000012225. PMID: 30278492; PMCID: PMC6181459.



7 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page